Comitê Científico:
Cássio Maldonado Turra (CEDEPLAR/UFMG)
Flávio Rodrigues do Nascimento (Geografia/UFC/UFF)
Frederico Roman Ramos (PAE/EAESP/FGV)
Os processos de análise para fins de gestão urbana e regional demandam consideráveis volumes de informação e ferramentas capazes de operá-las na perspectiva de construção de cenários para a tomada de decisão. Estes pacotes informacionais têm, em geral, uma marcada proeminência da dimensão espaço-temporal como elemento primordial da análise. As atuais possibilidades de obtenção e tratamento de informação espacial expandiram enormemente as oportunidades para a proposição e incorporação de métodos inovadores de investigação empírica de estruturas urbanas e regionais. Se por um lado estas inovações representam oportunidades, por outro lado, sua aplicabilidade depende do reconhecimento criterioso dos alcances e limitações destas representações nos diversos campos teóricos imbricados na gestão urbana e regional.
A sessão temática ora proposta abre espaço para a apresentação de trabalhos que reconheçam esta nova fronteira de possibilidades de análises. Tem neste sentido o objetivo de estimular o desenvolvimento de trabalhos que proponham e apliquem métodos analíticos inovadores e que discutam criticamente sua validade para os respectivos campos disciplinares de aplicação.
Temas:
Técnicas e métodos para o tratamento de informação espacial em sistemas geocomputacionais; representação de sistemas urbanos a partir de modelagem de fluxos e redes; aplicação de dados de sensoriamento remoto na caracterização das dinâmicas urbanas; métodos inovadores de representação socioespacial e seus conflitos inerentes; aplicações derivadas de teorias de sistemas complexos baseados em grandes conjuntos de dados e metodologias computacionalmente intensivas; análise de morfologia urbana; e modelagem e simulação espacial baseada em agentes.