Comitê Científico:
Beatriz Rufino (PPGAU/FAUUSP)
Benny Schvarsberg (PPGAU/UnB)
Fabricio Leal de Oliveira (PUR/IPPUR-UFRJ)
No contexto de forte avanço no neoliberalismo e da crescente financeirização da economia, as transformações na produção e gestão do espaço urbano e regional são marcantes. Tais mudanças vêm estimulando uma crescente produção acadêmica, que partindo de diferentes enfoques disciplinares, procura aprofundar a compreensão desses processos, seus desdobramentos e especificidades considerando os traços particulares de nossa urbanização. Esses esforços têm permitido a ampliação da compreensão teórica e empírica das dinâmicas imobiliárias e do desenvolvimento de grandes projetos urbanos e regionais.
Ao mesmo tempo em que iluminam processos de centralização e concentração do capital, muitos trabalhos têm mostrado a significativa ampliação da escala dos artefatos imobiliários e das intervenções urbanas, as quais passam a ser crescentemente apoiadas em instrumentos como as Parcerias Público-Privadas. No bojo da compreensão desses processos toma força também a análise sobre os agentes envolvidos na produção (incorporadoras, empreiteiras) e dos novos arranjos e instrumentos urbanísticos, financeiros e de gestão do espaço.
Temas:
Transformações na produção e gestão do espaço urbano e seus impactos territoriais; novos arranjos, instrumentos urbanísticos, regulatórios e de financiamento na produção e gestão do espaço urbano; agentes e práticas de produção do espaço; dinâmicas de reestruturação territorial na escala urbana e metropolitana; dispersão, concentração e emergência de novas centralidades.