Comitê Científico:
Everaldo Melazzo (PPGG/UNESP-Prudente)
Luciana da Silva Andrade (PROURB-UFRJ)
Patrícia Rodrigues Samora (POSURB/PUC-Campinas)
Renato Pequeno (PPGAU+D/UFC)
A tradição crítica dos estudos sobre habitação procurou se debruçar sobre a questão dos agentes produtores e sua relação com o ambiente construído. O enfoque na produção auxiliou a compreender como estava sendo produzida a chamada habitação de interesse social, sua infraestrutura, bem como a habitação produzida pelo mercado com e sem politicas publicas associadas. Ainda que as finanças tenham guiado períodos de longa duração no capitalismo, a atual dominância do capitalismo financeiro tem produzido impactos diferenciados na produção de habitação influenciando de maneira decisiva as decisões sobre o que, como e para quem produzir.
A sessão temática pretende congregar trabalhos que tratem dessas relações entre a produção de habitação, com enfoque na de interesse social, e a produção do espaço urbano no atual contexto de dominância do capitalismo financeiro. A relação entre o processo produtivo, o canteiro de obras e os agentes de produção dessa habitação nesse contexto parece trazer características distintas de períodos anteriores de produção habitacional no Brasil ainda que velhas formas e processos tenham mostrado resiliência. O enfoque na produção e nos agentes promotores da habitação também pode compreender analises sobre o processo de produção de habitação e sua infraestrutura em favelas e assentamentos irregulares, com possíveis enfoques interdisciplinares na sua produção.
Temas:
Dinâmica imobiliária e fundiária; habitação e reprodução social; políticas habitacionais e impactos na estruturação do território; assentamentos informais, urbanização e regularização fundiária; experiências, metodologias e instrumentos de regulação urbana e metropolitana; políticas urbanas, planos diretores e modelos de planejamento.
Foto: ONG Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos